Jornalista é morta durante ofensiva contra o EI no Iraque

1A jornalista curda Shifa Gardi, de 30 anos, foi morta neste sábado enquanto cobria uma ofensiva de tropas iraquianas na região oeste de Mosul, no Iraque, controlada pelo Estado Islâmico. A repórter, que trabalhava para a emissora de televisão curdo Rudaw, foi morta pela explosão de uma bomba em uma estrada da cidade, de acordo com a rede britânica BBC.

O operador de câmera que trabalhava com Shifa, Yunis Mustafa, ficou ferido. Em uma nota publicada em seu site, a emissora curda afirmou que a jornalista apresentava um programa diário sobre as ofensivas em Mosul e, recentemente, havia começado a cobrir a guerra reportando diretamente da cidade, que fica ao norte do Iraque.

A emissora também prestou homenagem à jornalista, afirmando que ela ajudou a combater o estereótipo de uma profissão dominada por homens.

As forças iraquianas continuam a encontrar resistência do Estado Islâmico na região. Tropas do Iraque entraram na parte oeste de Mosul, dominada pelo EI, pela primeira vez nesta sexta-feira. Alguns povoados perto de Mosul foram recuperados pelo Iraque, em uma ofensiva que deixou 35 jihadistas mortos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *