Hospital comete erro grave ao realizar curetagem em mulher errada: “Erro indesculpável”

Em um grave mal-entendido ocorrido na capital da República Tcheca, Praga, médicos realizaram um procedimento de curetagem em uma paciente equivocada, causando consternação e repercussão internacional.

A mulher, grávida de quatro meses, dirigiu-se ao Hospital Universitário Bulovka para realizar exames de rotina em 25 de março. No entanto, em vez disso, foi submetida a uma curetagem sem seu consentimento ou conhecimento, após ser confundida com outra paciente.

O procedimento cirúrgico, destinado originalmente a outra mulher também estrangeira, passou despercebido pelos profissionais de saúde presentes, incluindo um ginecologista, uma enfermeira e um anestesista. O resultado desse equívoco foi a interrupção da gravidez da mulher devido à curetagem realizada erroneamente.

A dificuldade de comunicação devido à barreira do idioma é apontada como uma das razões para o erro. Ambas as pacientes eram descendentes de asiáticos e não tinham fluência na língua local, o que, segundo especialistas, pode ter contribuído para o mal-entendido.

Jan Přáda, ginecologista e vice-presidente da Câmara Médica Checa, destacou a importância da comunicação eficaz entre médicos e pacientes, enfatizando que, em situações como essa, os riscos de mal-entendidos são aumentados.

O hospital emitiu desculpas à paciente afetada e à sua família, comprometendo-se a fornecer uma compensação financeira. Além disso, os funcionários responsáveis pelo procedimento foram suspensos, e uma investigação interna está em andamento para identificar as causas do ocorrido e implementar medidas para evitar que tal erro se repita.

O Ministério da Saúde expressou profundo pesar pelo incidente e informou que os responsáveis foram afastados do serviço temporariamente. A polícia está tratando o caso como lesão corporal, enquanto a clínica continua cooperando com as autoridades para esclarecer o ocorrido e tomar as medidas necessárias para prevenir futuros incidentes semelhantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *