Bomba da Segunda Guerra Mundial causa evacuação de 54 mil alemães em pleno Natal

1Milhares de moradores da cidade de Augsburgo, no sul da Alemanha, tiveram que abandonar suas casas e deixar para trás parte do Natal, neste domingo (25), devido ao desarme de uma bomba da Segunda Guerra Mundial. As informações são do jornal francês Le Monde.

Ao todo, 54 mil pessoas deixaram a cidade na manhã deste domingo. Essa é a maior evacuação na Alemanha desde a Segunda Guerra Mundial. Pelo menos 900 oficiais participam da operação.

A bomba, que foi descoberta na semana passada, pesa 1,8 tonelada e a área de segurança ao redor dela tem um diâmetro de 1,5 quilômetro.

O explosivo foi encontrado durante uma construção no centro histórico da cidade e a polícia afirmou que o dia de Natal seria a melhor data para desarmá-la, visto que a cidade tem menos tráfego.

A polícia não informou em quanto tempo a operação será finalizada, mas afirmou que a operação pode demorar até cerca de cinco horas.

De acordo com o Le Monde, escolas e quadras esportivas foram abertas para abrigar os que não tinham para onde ir. Os serviços religiosos na catedral medieval da cidade, conhecida por seu coral de crianças, foram transferidos para outra igreja.

“Hoje, eu apelo a todos que deixem, se possível, voluntariamente a região”, disse o prefeito de Augsburgo, Kurt Gribl, em uma mensagem de vídeo publicada na conta oficial da cidade no Twitter. “Prestem atenção uns aos outros”, acrescentou, pedindo que todos acompanhem a situação dos amigos e familiares nessa evacuação.

Perguntado sobre a operação, um porta-voz da cidade reconheceu que a situação era incomum para um 25 de dezembro, dia de Natal.

Bombas não detonadas
Mais de 70 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha ainda é cheia de bombas não detonadas, relíquias do intenso bombardeio do grupos dos aliados, contra a Alemanha nazista. Por conta disso, encontrar uma bomba durante uma construção civil não é exatamente uma surpresa.

Fonte: iG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *