Paris aplica 4 mil multas em dia de rodízio por poluição

000_par7824111_1

A polícia de Paris aplicou cerca de 4 mil multas contra motoristas que tentaram driblar o rodízio de carros imposto nesta segunda-feira (17) na capital francesa.

A medida foi tomada para tentar reduzir a poluição atmosférica na cidade, mas durou apenas um dia – nesta terça-feira (18) a circulação de veículos voltou ao normal, após uma mudança no tempo que melhorou a situação do ar.

Salvo exceções, apenas os automóveis e motos com placa ímpar puderam circular durante o dia em Paris nesta segunda. O transporte público teve catracas abertas e foi gratuito.

Sem precedentes desde 1997, a decisão tomada no sábado, a oito dias das eleições municipais, conta com o apoio da esquerda e dos ecologistas, mas foi duramente criticada pela oposição e pelas associações de motoristas.

Cerca de 700 policiais foram deslocados para garantir que o rodízio fosse cumprido, aplicando 3.859 multas ao longo do dia. O congestionamento foi 60% menor que o usual, graças ao volume de tráfego, que foi reduzido em um quarto, segundo a polícia.

Empresas de compartilhamento e aluguel de carros registraram um aumento nos pedidos de veículos com placas pares – as únicas cuja circulação era permitida.

Os motoristas que não cumpriram a determinação foram multados em 22 euros. Durante todo o dia, 27 pessoas tiveram seus carros apreendidos devido a suas reações à multa.

 

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *