Atentado suicida deixa mortos em cidade na Somália

000_par7372392

Várias pessoas morreram em um atentado suicida contra um hotel da cidade somali de Buula Burde, que as forças da União Africana arrebataram na sexta-feira (14) dos islamitas shebab, anunciou nesta terça-feira (18) um funcionário das forças de segurança.

“Ocorreu um atentado suicida (…) perto de um hotel de Buula Burde durante a noite; há vítimas e quatro criminosos morreram”, declarou à AFP o funcionário, Suleman Adam.

Uma fonte do governo, que pediu o anonimato, indicou que quatro soldados da força africana (AMISOM) procedentes do Djibuti morreram. Até o momento esta força não pôde ser contactada.

Os vizinhos desta cidade informaram que oito pessoas morreram, e explicaram que um suicida detonou um carro na noite de segunda-feira em frente ao hotel, no qual estavam autoridades somalis e da AMISOM, e que depois ocorreu um tiroteio.

A AMISOM, que desde o início do mês realiza uma vasta ofensiva em várias províncias do centro e do sul da Somália havia anunciado na sexta-feira a tomada de Buula Burde, até então nas mãos de islamitas shebab.

Os shebab, combatidos pelos 22.000 soldados da AMISOM, sofreram uma série ininterrupta de derrotas militares desde que em agosto de 2011 foram expulsos da capital somali, Mogadíscio.

Os islamitas seguem, no entanto, controlando amplas zonas rurais do sul e do centro do país, e atacam a capital com ações de guerrilha.

 

Fonte: France Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *