Porto de Pedras registra o 4º maior acumulado de chuvas do Brasil

 

 

Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, registrou o quarto maior acumulado de chuvas do Brasil entre 9h dessa segunda-feira (6) e 9h desta terça-feira (7). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 106mm na cidade. Com 158,2mm, a cidade de Brejo Grande, em Sergipe, foi a mais chuvosa.

Maceió ficou em sexto lugar no ranking nacional, com 95,2mm de acumulado. Fechando a lista das 10 mais chuvosas do Brasil, a cidade alagoana de Pão de Açúcar, no Sertão do estado, ficou com 64mm.

O Inmet aponta ainda que foram registrados 51mm na região do aeroporto, que fica em Rio Largo, e 50mm em Palmeira dos Índios, no Agreste. Piranhas, no alto Sertão alagoano, registrou acumulado de 36,4mm.

Segundo a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a terça (7) será de chuvas em todas as regiões de Alagoas, em especial na Zona da Mata, Agreste, Baixo São Francisco e no Litoral, inclusive na Região Metropolitana de Maceió.

O acumulado das chuvas já ultrapassou 150mm em algumas regiões, como Baixo São Francisco, Litoral Sul e região de Maceió. As condições climáticas atuais podem gerar riscos, como alagamentos, especialmente em regiões com deficiência de drenagem urbana, e deslizamentos de terra em encostas.

Já em relação aos rios de Alagoas, segundo alerta hidrológico desta terça (7), aponta que o Rio Coruripe e o Rio Piauí estão em elevação, com uma tendência de aumento de seus níveis, assim como os Rios Jequiá e Conduípe, que já possuem pontos de transbordamento em Jequiá da Praia e Feliz Deserto.

Os riachos Jacarecica e Silva, além da Lagoa Manguaba, em Maceió, também estão em elevação, aproximando-se da cota de transbordamento. A Semarh está realizando um monitoramento contínuo das condições hidrometeorológicas, fornecendo atualizações e alertas conforme

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *