Governo alagoano planeja distribuir mais de mil toneladas de sementes para plantio em 2024

O Governo do Estado de Alagoas, sob a liderança do governador Paulo Dantas, reforça seu compromisso com o combate à fome por meio do programa Alagoas Sem Fome, sancionado em 2023. Nesse contexto, a agricultura familiar desempenha um papel crucial, não apenas como base econômica de muitos municípios, mas também como provedora de alimentos saudáveis para as famílias alagoanas, contribuindo significativamente para a redução da insegurança alimentar.

A coordenadora do programa, secretária Paula Dantas, destaca a importância da agricultura familiar na garantia de alimentos de qualidade, regionalizados e cultivados pela população local. A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) tem desenvolvido programas e ações para fortalecer os agricultores familiares, possibilitando o plantio durante todo o ano e incentivando a produção de alimentos como leite, milho, feijão, arroz, frutas e legumes.

Além disso, a secretária executiva da Agricultura Familiar, Renata Andrade, ressalta a parceria com órgãos do governo federal, cooperativas e grupos produtivos para promover a independência financeira de mais famílias, por meio de políticas públicas de acesso a mercados e programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O PAA, por exemplo, possibilita a compra institucional de produtos dos agricultores familiares, gerando renda no campo e promovendo a segurança alimentar.

Em relação ao programa Planta Alagoas, a Seagri iniciou as entregas de 1,1 mil toneladas de sementes de milho, feijão, sorgo e arroz em 2024, beneficiando 70 mil agricultores familiares em todo o estado. Além disso, está previsto um projeto-piloto de distribuição de mudas frutíferas no segundo semestre do ano. Para auxiliar no plantio, foram entregues 123 kits de irrigação, beneficiando 350 famílias de agricultores em diversas regiões do estado.

Por meio de ações como assistência técnica e acesso a mercados, a Seagri busca fortalecer o ciclo produtivo da agricultura familiar. O Fomento Rural, em cooperação com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, o Governo do Estado e a Emater Alagoas, vai beneficiar mais de 7300 famílias do campo, promovendo a implantação de projetos produtivos e gerando renda para os agricultores familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *