Olho Vivo: Interferência de políticos na eleição do Conselho Tutelar torna disputa desleal em Palmeira dos Índios

A eleição para o Conselho Tutelar está acirrada em Palmeira dos Índios e não é novidade que se tornou partidária, não só no município, mas em todo Estado.

A disputa pelas cinco vagas no Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente do município, segundo denúncias feitas à este portal, transcorre nos mesmos moldes das campanhas eleitorais convencionais: bastante acirrada e com denúncias de compra de votos.

Apontam ainda, que a campanha para conselheiro tutelar sofre influência direta de políticos com mandatos e pré-candidatos, de olho nas eleições municipais de 2016. A compra de voto é outro fator denunciado, visto que segundo as fontes, votos estariam sendo comprados por até R$ 30.

Outra denúncia recebida é em relação ao uso da máquina administrativa, mediante utilização de servidores públicos como cabos eleitorais, fornecimento de transporte aos eleitores e pagamento de combustível por parte de políticos.

É que o atual gestão, deputados e vereadores têm apoiado candidatos por debaixo dos panos. Caso comprovada a denúncia, a intervenção dos políticos causará desequilíbrio na disputa, além de interferência desleal. O caso chegará ao promotor de justiça, Rogério Paranhos.

Os conselheiros tutelares eleitos como titulares tomarão posse na data de 01 de janeiro de 2016, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com registro em ata e nomeados pelo Prefeito Municipal. Lembre-se que o exercício efetivo da função de Conselheiro Tutelar é de relevância pública e dedicação exclusiva. Que vença o melhor!

Confira lista dos candidatos:

20151002042013

 

Os conselheiros tutelares são responsáveis por proteger crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência. Esta será a primeira vez que os conselheiros serão escolhidos por meio do voto em uma eleição simultânea em todo o país. Eles terão mandato de quatro anos a partir de janeiro.

Instituídos pelo Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA), os conselhos tutelares começaram a ser instalados em 1990 e operam no enfrentamento à negligência, à violência física e psicológica, à exploração sexual e a qualquer forma de violação de crianças e jovens.

Qualquer pessoa com mais de 16 anos pode ajudar na escolha dos novos conselheiros. É preciso levar documento de identidade (com foto), título de eleitor e comprovante de residência.

 

Um comentário em “Olho Vivo: Interferência de políticos na eleição do Conselho Tutelar torna disputa desleal em Palmeira dos Índios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *