Plano do Canal do Sertão é aprovado por unanimidade pelos produtores rurais



1Produtores rurais dos municípios do Alto Sertão de Alagoas tiveram a oportunidade de conhecer, nesta terça-feira (20), em Delmiro Gouveia, a conclusão da primeira etapa do Plano de Desenvolvimento do Canal do Sertão.

O Plano, executado pelo governo de Alagoas, por meio da Seagri, em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agropecuário (Fida), Ufal e Projeto Dom Hélder, tem como ênfase na transformação social, produtiva e de acesso a mercados com famílias de pequenos agricultores, no perímetro do Canal do Sertão.

Elaborado por técnicos das instituições envolvidas, nesta primeira etapa serão construídos 140 módulos de produção, com assessoria técnica, aduçao e distribuição de água para as primeiras 140 famílias selecionadas. Como afirma o secretário executivo da Seagri, Álvaro Machado, foi realizado nas 23 comunidades no perímetro do Canal do Sertão levantamento técnico de tipos de solo, irrigação, manejo e quais os tipos de cultura que estão produzindo. “Nos módulos previstos haverá irrigação por gotejamento, gestão e comercialização de produtos, cultivos agroecológicos e infraestrutura”, assegura Álvaro Machado.

Rosana Santos, produtora de Olho D’Agua do Casado, também participou da elaboração do plano e conheceu comunidades do Ceará durante intercâmbio e está muito otimista com o projeto. “Fui muito importante o trabalho e a troca de experiências fora de Alagoas e acredito muito nesse trabalho do governo”. O produtor de Água Branca, Joel Barros, afirma que o programa vai trazer benefícios para a região e gerar emprego e renda. “Quero aumentar a produção de milho, sorgo e capim”.

Felipe Jalfi, coordenador do projeto, destaca que mais do a legitimação, a aprovação tem grande significado pela participação dos produtores da região na concepção do plano. O técnico da Seagri, Reinaldo Falcão, destaca que o projeto em sua concepção vai beneficiar as familias, fixando o homem no campo, com produtividade. O Plano foi aprovado por unanimidade pelos produtores rurais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Estadão Alagoas 2016 | Todos os Direitos reservado - Desenvolvido por Interactive Monkey