Pacientes com Câncer protestam por falta de medicamentos de quimioterapia no Chama

 

A espera por repasses deixa tratamentos em atraso, comprometendo a recuperação de pacientes

Pacientes que buscam tratamento de câncer no Hospital Chama enfrentam uma dramática interrupção em seus tratamentos de quimioterapia, devido à falta de insumos essenciais para a produção dos medicamentos necessários.

Essa deficiência se deve à espera por repasses financeiros, que ainda não foram efetuados.No hospital, revela um acompanhante de uma usuária do tratamento. A situação é de desespero para muitos que dependem do serviço público de saúde para combater uma doença já por si só devastadora.

Pacientes como Maria José (nome fictício para proteger a fonte), 50 anos, que luta contra um câncer, expressa sua angústia: “Está tudo parado. Eles dizem que não podem fazer nada até que o dinheiro chegue. Enquanto isso, meu medo é que a doença avance sem que eu possa fazer algo para impedir.”

A falta de quimioterapia no Hospital Chama ressalta um problema crônico no sistema de saúde pública brasileiro: a dependência de repasses governamentais que, quando atrasados, têm efeitos diretos sobre a vida dos pacientes. “O tratamento de câncer é extremamente sensível ao tempo. Cada semana de atraso pode significar uma diminuição na eficácia do tratamento”, explica um especialista da área.de oncologia. Segundo dados obtidos, o hospital aguarda há mais de dois meses os fundos prometidos pelo estado. Essa demora é atribuída a burocracias e a desajustes fiscais, que impactam diretamente na liberação de verbas essenciais para a saúde

Os pacientes e seus familiares, por sua vez, protestam através da imprensa para chamar a atenção das autoridades para a urgência da situação. “Não podemos apenas esperar e ver nossos entes queridos sofrerem. É uma questão de vida ou morte”, diz Luciano Vieira, que acompanha uma parente em tratamento.

A comunidade espera que as autoridades reconheçam a gravidade do problema e agilizem os repasses para que o tratamento de câncer no Hospital Chama seja retomado sem mais delongas, garantindo a continuidade do cuidado e a esperança de recuperação para seus pacientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *