Conselho de Ética recebe pedido de cassação de Chiquinho Brazão

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, Leur Lomanto Júnior (União-BA), anunciou que o pedido de cassação do mandato do deputado Chiquinho Brazão (RJ) foi encaminhado ao colegiado. O pedido, feito pelo Psol na última segunda-feira (25), será analisado com celeridade, garantindo-se um processo justo.

Lomanto Júnior afirmou que o relator do caso será sorteado na próxima reunião do conselho, na segunda semana de abril. No entanto, devido à janela partidária na próxima semana, que permite aos parlamentares mudarem de partido, não estão previstas sessões no Plenário da Câmara. Isso levanta questões sobre a possibilidade de realizar reuniões virtuais.

A deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) expressou sua preocupação com a demora no processo, comparando-o com casos anteriores em que representações foram enviadas ao Conselho de Ética com maior rapidez. Ela citou especificamente o caso de seis deputadas acusadas de quebrar o decoro parlamentar durante a votação do projeto do marco temporal de terras indígenas. Sâmia lamentou a falta de agilidade no caso de Chiquinho Brazão, que está preso sob acusação de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista em 2018.

O deputado Abilio Brunini (PL-MT) também expressou sua frustração com a demora na análise de uma representação que fez contra o deputado Glauber Braga (Psol-RJ). Brunini acusa Glauber de tê-lo agredido durante uma audiência sobre a guerra entre Israel e a Palestina. Além disso, Brunini também é acusado pelo PT de ofensas durante essa mesma audiência. O parecer sobre o caso de Brunini estava na pauta do conselho desta quarta-feira, mas a análise foi adiada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *