Jovem sofre colapso pulmonar por uso de vape aos 22 anos

Karlee Ozkurt, uma jovem de apenas 22 anos, enfrentou uma situação terrível após sofrer um colapso permanente dos pulmões devido ao uso de vape. Seu histórico com o cigarro eletrônico começou cedo, aos 15 anos, quando recebeu seu primeiro dispositivo de amigas no colégio. O que começou como uma experiência aparentemente inofensiva rapidamente se tornou uma dependência devastadora.

“Achava que usar cigarro eletrônico era coisa de gente divertida. Não percebi que era estúpido até que fosse tarde demais”, lamentou Karlee em uma entrevista ao Daily Mail. O que inicialmente parecia uma escolha trivial se transformou em uma armadilha da qual ela não conseguiu escapar.

Os danos causados aos pulmões de Karlee são alarmantes e, infelizmente, irreversíveis. Ela enfrenta a possibilidade sombria de não viver além dos 40 ou 50 anos, tudo por causa de um hábito que ela agora reconhece como imprudente.

Em 2021, dois anos após começar a fumar vape, Karlee experimentou seu primeiro colapso pulmonar, um susto assustador que a deixou sem fumar por três meses. No entanto, o vício acabou por prevalecer, levando-a de volta ao hábito prejudicial. No final de 2022, ela enfrentou outro diagnóstico de colapso pulmonar, exigindo uma cirurgia de emergência para tentar corrigir os danos.

O colapso pulmonar, ou atelectasia, é uma condição séria em que o tecido pulmonar perde volume e contrai, resultando em dificuldade respiratória intensa e dores agudas. Karlee enfrentou esses sintomas de forma dolorosa, mas agora está determinada a se recuperar.

Após o segundo colapso, Karlee finalmente conseguiu abandonar o vape de forma definitiva. Atualmente, ela está em tratamento, usando medicamentos para superar a dependência de nicotina e realizando fisioterapia para restaurar sua capacidade respiratória comprometida.

Seu alerta para os outros é claro e urgente: “Aconselho as pessoas a não começarem a fumar este tipo de dispositivo e, se estão fumando, que parem imediatamente enquanto ainda é tempo.” Karlee é um exemplo vívido dos perigos associados ao uso de vape, e sua história serve como um aviso crucial para todos os que consideram iniciar ou continuam esse hábito prejudicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *