Instagram introduz alertas noturnos para estimular adolescentes a dormir

Por Alessandra Conceição

Reconhecendo a importância do sono, a Meta, empresa por trás do Instagram, está lançando alertas noturnos para adolescentes que passam mais de dez minutos na plataforma após as 22h. A notificação será direcionada a usuários que estão trocando mensagens no Direct Messages ou assistindo a vídeos Reels durante a noite.

Os alertas visam lembrar os adolescentes sobre a importância do descanso noturno e incentivá-los a fechar o aplicativo para irem dormir. A Meta começará a ativar esses lembretes após as 22h, horário local, para alguns usuários. No Brasil, o alerta começou a ser emitido desde a última quinta-feira, dia 18, como relatado pelo g1. A mensagem sugere: “Que tal fazer uma pausa? Está ficando tarde. Considere fechar o Instagram pelo resto da noite.”

É importante notar que, como se trata de uma sugestão, os usuários jovens têm a opção de ignorar a mensagem e continuar usando a plataforma até altas horas da madrugada.

Essa iniciativa faz parte dos esforços contínuos da Meta para introduzir ferramentas de controle parental e promover um ambiente online mais seguro para adolescentes. Recentemente, a empresa anunciou restrições no conteúdo sensível acessível por menores de idade em seus feeds do Facebook e Instagram.

Os alertas noturnos são uma adição às ferramentas de controle parental implementadas nos últimos seis meses, mostrando o compromisso contínuo da Meta em promover práticas saudáveis de uso da plataforma, especialmente entre os jovens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *