Número de cidades com segundo turno sobe para 57 no país

Três cidades que acabaram o primeiro turno com uma situação indefinida levarão seus eleitores para a urna novamente no dia 30. Nova Iguaçu e Belford Roxo, no Rio de Janeiro, e Montes Claros, em Minas Gerais, terão um segundo turno da disputa após candidatos que terminaram com votação expressiva, mas apareceram zerados em razão de indeferimentos, terem recebido o aval (parte deles temporário) para continuar na disputa. Já em Taubaté (SP), onde o segundo turno havia se configurado na divulgação oficial, não haverá eleição no fim do mês. Com isso, serão 57 cidades com segundo turno (duas a mais que o previsto no dia 3). Isso se não houver novas decisões judiciais.

Em Belford Roxo, o segundo turno só ocorrerá em razão de uma liminar do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dr. Deodalto (DEM), que teve os votos recebidos considerados nulos, obteve o direito de disputar o segundo turno contra Waguinho (PMDB). Isso não significa que esse caso não possa ter nova reviravolta, já que o recurso impetrado pela coligação do segundo colocado no 1º turno ainda precisa ser julgado em definitivo. Mesmo que vença a eleição no final do mês, ele só assumirá o cargo se tiver a candidatura validada.

No caso de Montes Claros, o candidato Ruy Muniz (PSB), o segundo mais votado, teve os embargos de declaração negados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Ainda assim, o tribunal diz que o processo eleitoral continua até que a situação do registro da chapa seja decidida em definitivo em todas as instâncias. A chapa de Muniz foi cancelada após o candidato a vice, Danilo Narciso, renunciar. Um outro vice foi colocado, mas depois de o prazo já ter sido encerrado. A situação está longe de estar definida.
Em Nova Iguaçu, o candidato Rogério Lisboa (PR), o mais votado, teve a candidatura deferida pelo TRE-RJ após a votação no domingo. Com isso, poderá disputar o segundo turno com Nelson Bornier (PMDB) – que tenta a reeleição.

á Taubaté, onde Ortiz Jr. (PSDB) ficou bem à frente, mas teve os votos zerados na divulgação oficial – forçando um segundo turno entre o segundo e o terceiro colocados -, não terá disputa, diferentemente do divulgado após a apuração. A Justiça Eleitoral descarta um segundo turno e ainda precisa decidir sobre um recurso do candidato tucano. O TRE-SP quer anunciar até 1º de novembro se ele sairá vencedor ou se novas eleições serão convocadas.

cidades-com-eleicao-pendente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *