Palmeira: Defensoria ajuíza pedido de exames gratuitos em recém-nascidos

catsA Defensoria Pública do Estado de Alagoas, através do defensor Fábio Ricardo Albuquerque de Lima, ajuizou, na última sexta-feira (5)  ação civil pública, no sentido de que a Maternidade Santa Olímpia realize exames gratuitamente em todos os recém-nascidos da unidade.

O defensor requer  que a maternidade palmeirense,  realize gratuitamente e em todos os recém-nascidos, os exames que compõem a triagem neonatal (teste do pezinho, teste da orelhinha e teste do coraçãozinho) que são exames importantes para diagnosticar precocemente várias doenças que, quando identificadas logo ao nascer, podem ser tratadas com mais eficiência.

Segundo informações, o motivo do ajuizamento da ação, é que a maternidade não implementou esses exames em sua totalidade, e que sendo a única em Palmeira dos Índios, realiza cerca de  250 partos mensais.

Os recém-nascidos devem ser submetidos a uma bateria de exames logo que nascem, com o objetivo de identificar qualquer anormalidade e prevenir uma série de doenças.

A triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, é um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança.

O teste faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN),  um programa de saúde pública que foi implantado em 2001 através da Portaria Ministerial No 822 de 06/06/01 do Ministério de Saúde e que determina a gratuidade e obrigatoriedade da realização do teste para diagnóstico neonatal.

O teste da orelhinha é um método para identificação de perda auditiva em neonatos.

Conforme a ação civil pública, qualquer recém-nascido pode apresentar um problema auditivo ao nascimento ou adquiri-lo nos primeiros anos de vida. Isso pode ocorrer mesmo que não haja caso de surdez na família ou fatores de risco aparentes.

Já oferecido em algumas maternidades da rede pública de saúde, o exame de oximetria de pulso, mais conhecido como teste do coraçãozinho, agora é realizado de forma universal como parte da triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS).

O teste permite identificar precocemente se o bebê tem alguma doença grave no coração e, em caso positivo, o paciente é submetido ao exame de ecocardiograma para confirmar o diagnóstico.

 

Redação com assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *