São Luís: A ilha brasileira do amor, e exemplo de preservação cultural

São Luís (pronúncia Português:  [sɐw luis] , Saint Louis ) é a capital e maior cidade do Brasil Estado do Maranhão.

A cidade está localizada na Ilha de São Luís (São Luís Ilha ), na Baía de São Marcos (São Marcos Bay ), uma extensão do Oceano Atlântico, que forma o estuário do Pindaré  Mearim, Itapecuru e de outros rios. Suas coordenadas são 2,53 ° sul, 44,30 ° oeste.

A cidade tem uma população de cerca de 986.826 pessoas (2008 IBGE estimativa). A área metropolitana totaliza 1.227.659, classificado como o 16 º maior do Brasil.

São Luís é a única capital brasileira fundada por França (ver França é quinoxiale ) e é uma das três capitais brasileiras localizadas em ilhas (as outras são Vitória e Florianópolis).

A cidade tem dois grandes portos: Porto da Madeira e do Porto de Itaqui, através da qual uma parte substancial do Brasil minério de ferro , provenientes de (pré) o – Amazon região, é exportado.

Principais indústrias da cidade são metalúrgico com Alumar e Vale.

São Luís é o lar da Universidade Federal do Maranhão.

São Luís foi a cidade natal do famoso brasileiro samba cantora Alcione, escritores brasileiros Aluísio Azevedo, Ferreira Gullar e Josué Montello, belga naturalizado futebol jogador Luís Oliveira, o músico João do Vale e Zeca Baleiro, a Música Popular Brasileira cantor (MPB).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *