Aposentadoria de Elisabeth Carvalho do TJAL intensifica articulações por vaga na Corte


A aposentadoria da desembargadora Elisabeth Carvalho, marcada para março, quando atinge a idade-limite de 75 anos, desencadeou uma nova disputa interna no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Ela é, atualmente, a única mulher entre os integrantes do tribunal.

Com a abertura da vaga, três magistradas entram na corrida: Ana Florinda Dantas, Adriana Feitosa Martins e Silvana Omena.

Nos bastidores, há demonstrações de preferência por Ana Florinda. Ainda assim, Silvana Omena aparece como nome forte na disputa. Ela é filha do ex-desembargador Gerson Omena e prima do desembargador Fernando Tourinho, fatores que ampliam sua influência no meio jurídico local.

Outra vaga pode ser aberta

Além dessa sucessão, o tribunal aguarda uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode resultar em mais uma cadeira disponível. O caso envolve o desembargador Washington Luiz, aposentado compulsoriamente há mais de três anos.

Ele apresentou recurso contra a penalidade, mas o processo segue pendente de decisão do ministro Dias Toffoli, relator da matéria. A eventual decisão poderá impactar diretamente a composição da Corte e ampliar as articulações internas no Judiciário alagoano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *