Feira dos Municípios debate avanços dos consórcios públicos e os impactos da gestão compartilhada nos municípios
A Feira dos Municípios Alagoanos foi palco, nessa sexta-feira (23), de um importante debate sobre como a atuação conjunta entre municípios tem contribuído para ampliar serviços públicos e fortalecer a gestão municipal. Dentro da programação do Eixo Consórcios e Parcerias Público-Privadas (PPPs), o destaque foi a palestra “As Conquistas dos Consórcios e os Novos Desafios”, que contou com a participação de Victor Borges, presidente executivo da Rede Nacional de Consórcios, e Pedro Madeiro, do CONISUL.
Durante a palestra, Victor Borges ressaltou que os consórcios públicos se tornaram fundamentais para a eficiência administrativa, especialmente em áreas que exigem cooperação regional.
“O consórcio consegue resolver problemas que os municípios, sozinhos, não conseguem. Saúde, resíduos sólidos, segurança pública, combate à violência contra a mulher e produção rural são áreas que precisam dessa atuação conjunta”, afirmou.
Segundo ele, além de ampliar o atendimento à população, o modelo gera economia de recursos e facilita processos administrativos.
Ao comentar o cenário alagoano, Borges destacou a força dos consórcios no estado e o papel da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) na formação e no fortalecimento dessas iniciativas, que hoje atuam em diversas frentes. O estado tem 9 consórcios em atividades.



