Com respeito na esquerda e na direita: surge um novo nome para o Senado

Com o aumento de pré-candidaturas ao Senado em Alagoas, tanto à esquerda quanto à direita e ao centro, um nome começa a ganhar destaque no cenário político como opção de consenso: o cardiologista e ex-deputado estadual José Wanderley Neto, conhecido como Dr. Wanderley.

Sondado pelo MDB para disputar a segunda vaga ao Senado em 2026, Dr. Wanderley se destaca por sua trajetória marcada principalmente pela atuação na saúde pública e por amplo reconhecimento público.

Ao longo de sua carreira, ele exerceu mandatos como deputado estadual e foi vice-governador ao lado de Teotonio Vilela Filho e de Paulo Dantas. No entanto, é na área médica que construiu grande parte de sua reputação, especialmente por iniciativas como o programa Bate Coração e a realização de mais de 20 mil cirurgias pelo SUS, que beneficiaram pacientes em Maceió e no interior do estado.

Dr. Wanderley também foi um dos responsáveis pela criação e fortalecimento do Hospital do Coração Alagoano Adib Jatene, considerado referência em cardiologia no Nordeste, com capacidade para realizar procedimentos de alta complexidade, incluindo transplantes. Ele já anunciou planos para ampliar a unidade com a construção de 80 novos leitos, visando ampliar o atendimento à população.

Politicamente, Wanderley optou por não concorrer à reeleição à Assembleia Legislativa em 2026 e apoiará a candidatura de seu filho, Hugo Wanderley, a deputado estadual pelo MDB. Entretanto, essa decisão não representa um afastamento da vida pública, mas sim uma nova fase de atuação.

Nos bastidores políticos, cresce a avaliação de que ele pode ser um candidato competitivo ao Senado, não apenas pela expressão eleitoral em diversas regiões, mas também pelo respeito que tem de diferentes espectros políticos, incluindo setores da esquerda e da direita — uma distinção rara no atual ambiente polarizado.

Embora nenhuma definição tenha sido oficializada, a possibilidade de Dr. Wanderley entrar na disputa tem chamado atenção e pode impactar significativamente o cenário eleitoral em Alagoas, especialmente se contar com apoio de líderes como Paulo Dantas, Renan Filho e Renan Calheiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *