Eleições 2026: Prazo para regularizar ou tirar o título de eleitor termina em 6 de maio

Com a proximidade das Eleições Gerais de 2026, a Justiça Eleitoral faz um alerta importante: o dia 6 de maio é a data limite para que os cidadãos realizem qualquer alteração ou regularização em sua situação eleitoral. O prazo vale para quem precisa tirar a primeira via do documento, transferir o domicílio eleitoral ou atualizar dados biométricos e pessoais.

Após essa data, o Cadastro Eleitoral será fechado, conforme previsto em lei, para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possa processar os dados e organizar a logística de votação em todo o país.

O que pode ser feito até 6 de maio?

  • Primeira via (Alistamento): Jovens de 16 anos (ou que completarão 16 até o dia da eleição, em 4 de outubro) já podem solicitar o título.

  • Transferência: Mudança de cidade ou estado do local de votação.

  • Regularização: Eleitores com o título cancelado por ausência às urnas ou falta de justificativa em três eleições consecutivas.

  • Atualização de dados: Inclusão de nome social, mudança de local de votação dentro da mesma cidade ou correção de informações.

Atendimento em Alagoas

Em Alagoas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL) reforça que a maioria dos serviços pode ser feita de forma online, através do sistema TítuloNet, no portal oficial do tribunal. No entanto, para casos que exijam a coleta de biometria, o eleitor deverá comparecer presencialmente ao cartório eleitoral de sua zona.

O atendimento presencial nos cartórios de Alagoas ocorre geralmente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. A orientação é não deixar para a última hora para evitar filas, que costumam aumentar drasticamente na última semana do prazo.

Documentos necessários

Para solicitar qualquer serviço, é preciso ter em mãos:

  1. Documento oficial de identidade com foto (RG, CNH ou Passaporte).

  2. Comprovante de residência recente (emitido nos últimos 3 meses).

  3. Certificado de quitação militar (para homens que completam 19 anos em 2026).

Consequências do título irregular

Além de ser impedido de votar nas eleições de outubro, quem está com o título cancelado enfrenta diversas restrições no dia a dia, como:

  • Impossibilidade de emitir passaporte ou RG.

  • Impedimento de se inscrever em concursos públicos ou tomar posse em cargos públicos.

  • Dificuldades para renovar matrícula em instituições de ensino oficiais.

  • Problemas para obter empréstimos em bancos estatais.

O primeiro turno das Eleições 2026 está marcado para o dia 4 de outubro, quando os brasileiros escolherão Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais.


Para verificar sua situação, acesse o site do TRE-AL ou utilize o aplicativo e-Título.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *