Fraudes no INSS: vice-líder do governo Lula no Senado é alvo da PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema de fraudes envolvendo descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre os alvos da ação está o senador Weverton Rocha (PDT-MA), além de um assessor ligado ao parlamentar, segundo apuração do BacciNotícias.
Ao todo, são executados 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão preventiva e outras medidas cautelares. As diligências ocorrem nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão, além de Brasília.
De acordo com a Polícia Federal, o objetivo desta fase é aprofundar as apurações e esclarecer a atuação de um grupo suspeito de cometer crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais, formação de organização criminosa, estelionato previdenciário, além de ocultação e dilapidação de patrimônio.
Em nota conjunta, a PF e a Controladoria-Geral da União (CGU) informaram que a investigação aponta para a existência de um esquema estruturado que atuava em âmbito nacional, causando prejuízos a aposentados e pensionistas por meio de descontos indevidos diretamente nos benefícios.


