Polícia Civil deflagra ofensiva contra esquema de pirataria digital no Agreste de Alagoas
A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) deflagrou, nesta terça-feira (16), no Agreste alagoano, uma operação voltada ao combate ao crime de pirataria digital e outras práticas ilícitas contra a propriedade intelectual. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido no município de Estrela de Alagoas.
De acordo com a PCAL, a operação teve como objetivo identificar e responsabilizar administradores e colaboradores de plataformas piratas utilizadas para a distribuição ilegal de conteúdos protegidos por direitos autorais, prática que gera prejuízos econômicos e viola a legislação vigente.
O mandado de apreensão na cidade de Estrela de Alagoas serviu também para coletar elementos probatórios que irão subsidiar as investigações em andamento.
Conforme informou a Polícia Civil, o material apreendido será submetido à análise técnica para aprofundamento das apurações e eventual responsabilização dos envolvidos, conforme previsto em lei. As diligências seguem em curso.
A ação foi feita por meio o Laboratório de Conhecimento Cibernético da Diretoria de Inteligência Policial (DINPOL) e contou com atuação conjunta do Ciber Lab, do Ministério da Justiça, e foi coordenada pelo delegado Thales Araújo, da DINPOL.
“A operação reforça o compromisso da PCAL com o enfrentamento aos crimes cibernéticos e a proteção da propriedade intelectual, fortalecendo a atuação integrada entre órgãos estaduais e federais no combate às práticas ilícitas”, disse o delegado Thales Araújo.


