Arapiraca é alvo de operação contra tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a Operação Bad Trip, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico internacional de drogas com atuação nos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As ordens judiciais cumpridas em Alagoas foram expedidas pela 3ª Vara da Justiça Federal.

Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão temporária, além da imposição de medidas cautelares diversas da prisão. A ação é coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal.

As investigações tiveram início após prisões em flagrante realizadas em aeroportos brasileiros, onde suspeitos foram surpreendidos transportando garrafas de rum impregnadas com cocaína, método utilizado para burlar a fiscalização. A partir dessas apreensões, a Polícia Federal identificou que uma das principais bases operacionais do grupo criminoso estava localizada no município de Arapiraca, em Alagoas.

De acordo com a PF, a organização aliciava jovens para atuarem como “mulas” no trajeto Bolívia–Brasil–Europa, de forma reiterada. Os recrutados recebiam orientações detalhadas sobre como se comportar durante abordagens nos aeroportos, incluindo a criação de histórias de cobertura, uso de disfarces e estratégias para tentar despistar os órgãos de controle.

O inquérito também apontou movimentações financeiras atípicas, incompatíveis com a capacidade econômica dos investigados, o que levanta suspeitas da prática de lavagem de dinheiro, crime que segue sob apuração. Ainda segundo a Polícia Federal, o modus operandi da organização incluía ameaças de morte contra pessoas que pudessem denunciar as atividades ilícitas do grupo às autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *