Doutor Wanderley destaca avanços do Hospital do Coração em seus três anos de atividades
Os três anos de atividades do Hospital do Coração Adib Jatene foram destaque no pronunciamento do deputado Doutor Wanderley (MDB), durante a sessão plenária desta terça-feira, 02. O parlamentar comemorou a realização de 42 transplantes desde a fundação da unidade, anunciou sua ampliação — já contemplada com recursos autorizados pelo Governo no Orçamento do Estado — e destacou a parceria firmada com o Instituto do Coração (Incor), de São Paulo, cujo termo de cooperação foi assinado pelo governador Paulo Dantas.
“É impressionante. Hoje, o Hospital do Coração já conta com mais de 1.500 cirurgias realizadas, mais de 20 mil atendimentos clínicos, 50 mil exames e, o que mais nos orgulha, são os 42 transplantes já feitos: sete de coração, 30 de rins e cinco hepáticos”, relatou Wanderley. O parlamentar informou ainda que, há três dias, o último transplante foi realizado por uma jovem equipe do HC, que buscou o coração em Sergipe, diante da ausência de doadores em Alagoas. “Com o suporte do governador de Alagoas, que disponibilizou helicópteros, o órgão foi transportado e implantado no peito de um jovem de 21 anos”, comemorou.
De acordo com Doutor Wanderley, o HC Adib Jatene conta com 47 leitos, sendo 29 de enfermaria, 10 de recuperação, quatro de preparo e intervenção no centro de imagens e 14 destinados às internações de rotina. “Apesar da estrutura enxuta, garante conforto e segurança aos pacientes recebidos”, afirmou. Ele lembrou ainda que a unidade passou por uma recente ampliação, com a instalação da unidade de cirurgia cardíaca e cardiologia pediátrica em junho, criando quatro novos leitos de UTI pediátrica — já habilitados pelo Ministério da Saúde — e seis leitos de enfermaria. “Esse projeto recebeu um investimento de cerca de R$ 2,3 milhões em recursos próprios do Governo, com previsão de realizar 240 procedimentos anuais para atender a clientela pediátrica alagoana”, ressaltou o deputado. Em dois meses de funcionamento, a ala pediátrica já realizou 16 cirurgias, com expectativa de manter uma média de 12 procedimentos mensais.
O pronunciamento de Doutor Wanderley foi aparteado pela deputada Rose Davino (PP) e pelos deputados Inácio Loiola (MDB), Lelo Maia (União Brasil), Mesaque Padilha (União Brasil), Ricardo Nezinho (MDB) e Dudu Ronalsa (MDB). Todos parabenizaram o colega pelo pronunciamento e destacaram sua atuação decisiva para a criação do Hospital do Coração Adib Jatene em Alagoas.