Capivara é o quarto animal que mais representa risco para a aviação no Brasil
Um estudo do Laboratório de Transportes e Logística (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, apontou que a capivara é o quarto animal com maior risco para a aviação brasileira. Entre as 20 espécies mais perigosas para aeronaves, a capivara é o único roedor, enquanto todas as demais são aves.
Considerada o maior roedor do mundo, a capivara tem se tornado cada vez mais comum em áreas urbanas. Segundo o levantamento, desde 2019, quando começaram a ser registrados acidentes com o animal, ocorreram 33 colisões envolvendo capivaras, sendo que 5 delas resultaram em danos às aeronaves.
O estudo também indica que a fase de pouso é a mais crítica, com 19 colisões, enquanto a arremetida foi o efeito mais frequente durante o voo, registrada em 4 casos.
Especialistas alertam que o aumento da presença desses animais próximos a aeroportos exige atenção redobrada das autoridades e estratégias de prevenção para reduzir riscos à aviação civil.