Artesanato alagoano ganha vitrine internacional em Paris, mas artistas de Palmeira dos Índios ficam de fora
O artesanato de Alagoas terá destaque na Paris Design Week 2025, em um dos maiores palcos do design e da cultura mundial. Entre os dias 3 e 5 de setembro, peças esculpidas em madeira, barro e outras matérias-primas tradicionais estarão expostas em eventos como a feira Maison & Objet e na Embaixada do Brasil na capital francesa.
A iniciativa faz parte do programa “Alagoas Feita à Mão”, desenvolvido pelo Governo do Estado, que busca ampliar a visibilidade do artesanato alagoano e abrir novas oportunidades de mercado para mestres e artesãos.
Foram selecionadas obras de núcleos reconhecidos, como os da Ilha do Ferro e do Mestre João das Alagoas, em Capela.
Crítica: ausência de Palmeira dos Índios
Apesar do avanço na promoção cultural, a escolha dos artistas chamou atenção pelo esquecimento de Palmeira dos Índios, berço de importantes nomes da cultura popular. Nem mesmo artistas locais como foram contemplados.
A exclusão gerou críticas, sobretudo porque o atual secretário de Relações Federativas e Internacionais de Alagoas, Júlio Cézar, que conduziu a articulação do projeto, já foi prefeito de Palmeira dos Índios, mas não incluiu representantes do município no grupo levado à vitrine internacional.
“Esforço conjunto”
Em nota, Júlio Cézar afirmou que a participação de Alagoas em Paris “reflete um esforço conjunto de articulação institucional e valorização do patrimônio cultural do estado”, destacando ainda que o momento é favorável pelo estreitamento das relações entre Brasil e França, o que pode abrir novas portas para os artistas locais.
Entretanto, a ausência de nomes palmeirenses no evento tem gerado questionamentos sobre os critérios de seleção e se a valorização do artesanato está sendo feita de maneira equilibrada entre as diferentes regiões de Alagoas.
Todos os 23 mestres que serão representados, por suas obras, em Paris. São eles: Adriana Siqueira, Sil e Nena (Capela); Amilton, Aberaldo, Boró Sandes, Clemilton, Irailda , Cicinho, Jailton, Jamile, Leonilson Arcanjo, Petrônio e Salvinho (Pão de Açúcar), Associação Artesãs do Pontal de Coruripe, Cláudio da Capela (Pilar), Adailton, Ismael e Antônio (filhos de Dedé) e José Francisco Afranio (Lagoa da Canoa), Irineia (União dos Palmares); Chico Cigano(Batalha); Jason (Belo Monte); e Zezinho (Campo Alegre).