Estadão Alagoas faz BO contra prefeitura por descumprimento de ordem judicial e desiste de transmissão

O Estadão Alagoas anunciou neste sábado (16) que não irá transmitir o Festival de Inverno de Palmeira dos Índios (FIPI 2025) após registrar um boletim de ocorrência contra a prefeitura.

De acordo com o veículo, a prefeitura teria descumprido uma decisão da 3ª Vara, que assegurava o direito de transmissão, configurando censura e ataque à liberdade de imprensa.

“Eles negaram nossos direitos legais e não tiveram sequer a decência de nos entregar algo por escrito. Na sexta, aguardávamos com o caminhão carregado com a nossa estrutura, quando fomos informados de que teríamos que apresentar um projeto, para nos regulamentar. Isso não é apenas uma afronta: é um ataque à justiça, à democracia e à liberdade de expressão, o que encontramos foram obstáculos”, destacou a direção do Estadão.

Acusações de perseguição política

O Estadão afirma que a gestão municipal tenta apagar a história do radialista Josmário Silva, que construiu um legado com dignidade e abriu espaço para profissionais que hoje, segundo o comunicado, “se voltam contra quem os ajudou a crescer”.

A nota também faz críticas diretas a figuras políticas locais:

“A ação desse menino pobre, que recebeu ajuda para crescer, fala mais de frustração do que de jornalismo. Ele tenta destruir o legado e o projeto de quem o ajudou a chegar até aqui.”

Comparações históricas

O texto relembra perseguições políticas sofridas no passado:

“Essa mesma perseguição meu pai sofreu do prefeito falecido Alvérico Cordeiro. E pasmem: quem hoje tenta nos perseguir é apenas uma cópia mal feita.”

Ação por desobediência

O Estadão confirmou que ingressará com uma ação criminal por desobediência de ordem judicial contra os responsáveis.

Apesar de desistir da transmissão, a direção afirma que sai fortalecida:

“Saímos de cabeça erguida, derrubamos um autoritarismo. Agora é com a Justiça.”

Compromisso mantido

Encerrando a nota, o Estadão reforçou que seguirá firme em sua missão:

“Seguiremos ao lado do povo, com a verdade e com a liberdade.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *