Do Agreste para Londres: estudante de Coité do Noia realiza sonho com intercâmbio ‘Daqui Pra o Mundo’
Na pequena Coité do Noia, município do interior de Alagoas com pouco mais de 11 mil habitantes, um jovem estudante está prestes a cruzar o oceano para viver uma experiência que parecia, até pouco tempo, inimaginável. Aos 15 anos, Venancius Pedro Barbosa da Silva, aluno da Escola Estadual Álvaro Paes, foi um dos 100 estudantes da rede pública selecionados para participar do programa de intercâmbio “Daqui Pra o Mundo”, promovido pelo Governo do Estado de Alagoas.
Eu nunca saí do estado de Alagoas e vai ser a primeira viagem de avião na minha vida.Vai ser uma experiência única e eu tô até meio nervoso sobre isso”, contou o estudante, entre risos de nervosismo e emoção.
E a mala dele já está quase pronta: “Comecei pelas roupas. A ansiedade bate forte e faltam poucos dias agora. Algo muito surreal pra mim”.
Uma história de esforço e superação
Filho da dona de casa Rosineide Ferreira Barbosa Silva, Venancius cresceu ouvindo dos pais que o estudo era o único caminho para alcançar um futuro melhor. E mesmo com uma rotina simples, ele se dedicou: “Geralmente eu estudo uma hora por dia durante a semana e aos domingos tento escrever redações. Meus professores e amigos me motivaram muito. Sempre quis conhecer a Inglaterra e agora esse sonho está se tornando realidade”.
Durante o processo seletivo, o adolescente conta que chegou a resolver mais de 100 questões por dia como forma de preparação. Mesmo assim, quando recebeu a notícia da aprovação, quase não acreditou.
Eu não achava que iria conseguir passar. Quando eu soube que eu estava entre os 100 selecionados foi um momento bem estranho até. Minha professora de física me mandou mensagem com a lista e fiquei sem reação, quase chorei de tanta emoção. Foi algo surreal pra mim”, relembra.
Um orgulho para toda a família
Para a mãe, Rosineide, a conquista do filho tem um peso especial. “Achei que era brincadeira quando ele me contou. Mas foi muita alegria. A gente se reuniu aqui em casa pra parabenizar ele. Serve como motivação pra todos nós, porque mesmo sendo um menino simples, ele conseguiu chegar lá”, disse emocionada.
Ela acredita que a viagem vai transformar a vida de Venancius. “Vai abrir portas pra ele e mostrar que o esforço vale a pena. Meu sonho agora é que ele continue focado no inglês e se torne um grande profissional”, disse.
Do interior de Alagoas para o mundo
Com o passaporte em mãos e o coração cheio de sonhos, Venancius quer aproveitar cada minuto da semana que passará no Reino Unido. “Quero muito melhorar meu inglês e conhecer os pontos turísticos de Londres. Também estou animado para ter aula com pessoas de outros países”, conta o estudante, que já decidiu o que quer para o futuro: ser professor de inglês. “Amo esse idioma e quero transmitir esse conhecimento para mais pessoas”, completa.
Ao ser questionado sobre a mensagem que deixaria para outros jovens da rede pública, ele foi direto:
Nunca desistam. Por mais que pareça difícil, tudo é possível com esforço. Sonhe alto, mas lute pelo seu sonho”.
Para a secretária de Estado da Educação de Alagoas, Roseane Vasconcelos, histórias como a de Venancius mostram o impacto transformador da iniciativa.
“A decisão de dobrar o número de estudantes nesta edição é um reflexo do sucesso da primeira e, principalmente, do compromisso do governador Paulo Dantas em democratizar o acesso a oportunidades de alta qualidade na educação pública. O governo entende que a educação é a principal ferramenta de transformação social e, ao expandir o programa, demonstra seu investimento no potencial dos jovens alagoanos, preparando-os para um futuro globalizado e reforçando a qualidade do ensino em Alagoas.”, afirmou.