Vódeo: Peixe-Boi resgatado é importunado novamente em Alagoas e reaparece com novos ferimentos
Menos de um mês após sua soltura oficial, um peixe-boi-marinho resgatado e tratado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) reapareceu nesta quinta-feira (22) nas águas do Pontal do Peba, em Alagoas, com novos e graves ferimentos de facão, incluindo cortes no rosto.
O animal, que já tinha histórico de lesões, foi flagrado interagindo com banhistas em imagens desta sexta-feira (23). O ICMBio alerta que essa interação, embora pareça inofensiva, é considerada molestamento de fauna silvestre, uma infração ambiental conforme resolução do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Cepram).
Apesar das boas intenções, a aproximação e o contato com o animal podem ser prejudiciais tanto ao peixe-boi, que ainda está em processo de reabilitação, quanto aos próprios banhistas. O vídeo mostra claramente as cicatrizes antigas e o novo corte no rosto do mamífero.
O peixe-boi-marinho é uma espécie ameaçada de extinção e protegida por lei. O ICMBio reforça a orientação de manter distância ao avistar o animal, evitar qualquer tipo de toque e acionar imediatamente os órgãos responsáveis.