Chuvas em Alagoas favorecem deslocamento de jacarés para áreas urbanas
As intensas chuvas que atingem Alagoas desde o último fim de semana têm causado, além de alagamentos, o deslocamento de animais silvestres para áreas urbanas. O aumento do volume de água e o transbordamento de rios favorecem o aparecimento de espécies como ratos, serpentes e, notadamente, jacarés em regiões habitadas.
Na terça-feira (20), um jacaré foi capturado no Loteamento Veleiros do Francês, em Marechal Deodoro, por uma equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar, após ser flagrado em uma área alagada.
Já nesta quarta-feira (21), moradores de São Luís do Quitunde registraram outro jacaré se locomovendo em meio a uma área inundada, município que também enfrenta transbordamentos de rios. Neste caso, o animal não foi capturado.
O BPA esclarece que o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas é comum durante períodos de chuva intensa, especialmente com a elevação do nível de rios e lagos.
A orientação é clara: a população deve evitar qualquer contato ou tentativa de captura desses animais. Em situações como essas, os órgãos competentes, como o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) ou o Corpo de Bombeiros, devem ser acionados imediatamente.