INSS notifica aposentados afetados por cobranças nesta terça-feira

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta terça-feira, 13, a notificação oficial dos aposentados e pensionistas que sofreram descontos associativos indevidos em seus benefícios. A comunicação será feita exclusivamente por meio do aplicativo e portal Meu INSS.

A medida faz parte do plano de ressarcimento aos segurados afetados por cobranças não autorizadas realizadas por associações. A partir de quarta-feira, 14, os beneficiários poderão consultar quais entidades realizaram os débitos e os respectivos valores, tanto pelo aplicativo quanto pela Central de Atendimento 135.

De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, é importante que os segurados fiquem atentos a possíveis golpes. “O INSS não mandará e-mail, mensagem por WhatsApp, não ligará nem enviará links. Nenhuma página fora do Meu INSS é válida. Não assine nada, não abra links. Ninguém está autorizado a falar em nome do INSS”, alertou em coletiva na última quinta-feira, 8.

Caso identifique uma cobrança não reconhecida, o beneficiário poderá contestar diretamente no próprio aplicativo. A associação responsável terá até 15 dias úteis para comprovar a autorização da cobrança. Se não apresentar provas, terá mais 15 dias para devolver os valores ao INSS, que fará o repasse ao beneficiário por meio de folha suplementar — sem depósito direto em conta, como medida de segurança para evitar novas fraudes.

As notificações fazem parte de um esforço de correção após investigações que identificaram cerca de R$ 6,3 bilhões em descontos indevidos de associações nos benefícios previdenciários entre 2019 e 2025. A crise resultou na saída do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ex-ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

Como acessar o Meu INSS

. Baixe o aplicativo “Meu INSS” na loja de aplicativos do celular;

. Instale, aceite os termos de uso e acesse com sua conta gov.br;

. Também é possível acessar via computador, pelo site oficial gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *