Sindav-AL alerta para golpes com falsos advogados em Alagoas

 

O Sindicato dos Advogados e Advogadas do Estado de Alagoas (Sindav-AL) emitiu um alerta sobre golpes praticados por pessoas que se passam por advogados para obter transferências bancárias indevidas. Os casos envolvem principalmente supostas liberações de valores judiciais.

De acordo com o Sindav, os golpistas utilizam informações reais ou semelhantes às de processos em andamento para entrar em contato com vítimas por aplicativos de mensagens. Na abordagem, solicitam transferências via Pix com a justificativa de custos relacionados à liberação de valores, antecipações de pagamentos ou encerramento de processos.

O presidente do Sindav-AL, Elias Ferreira, explicou que os golpistas acessam dados disponíveis em sites públicos, como nomes das partes, andamento processual e dados pessoais, e os utilizam para simular contato legítimo entre advogado e cliente.

Para evitar cair nesses golpes, o sindicato orienta que os cidadãos exijam o número de registro da OAB do profissional que faz contato, consultem o número no site https://consultaoab.oab.org.br, não realizem transferências sem confirmação direta com o advogado e desconfiem de mensagens com apelos de urgência.

Em caso de suspeita ou confirmação do golpe, a recomendação é procurar imediatamente a Polícia Civil e registrar denúncia na plataforma da OAB, disponível em https://sic.oba.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *