Bebê com cardiopatia é transferido de AL a PE para cirurgia urgente

 

Apenas dez dias após seu nascimento, o bebê Heitor Fortunato do Nascimento foi levado na quarta-feira (7) ao Pronto-Socorro Cardiológico de Pernambuco (Procape), onde será submetido a uma operação para tratar de uma malformação congênita no coração. A transferência foi organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contando com a ajuda do Departamento Estadual de Aviação (DEA) e do Programa Salva Mais.

A transferência ocorreu através de uma UTI aérea, com o suporte do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O recém-nascido estava internado na Maternidade Escola Santa Mônica, em Maceió, onde apresentou dificuldades respiratórias logo após o parto. O exame chamado Teste do Coraçãozinho revelou anormalidades que demandaram uma intervenção cirúrgica imediata.

“Considerando a gravidade dessa situação, nos empenhamos para assegurar que o bebê fosse transportado com segurança e que a operação necessária fosse realizada. Cada vida é uma prioridade“, enfatizou Gustavo Pontes de Miranda, secretário estadual de Saúde.

De acordo com o major Cristian Bons, do DEA, a ação foi realizada conforme o previsto, sem incidentes. “A criança manteve-se estável durante o percurso e chegou em boas condições a Recife para a cirurgia”, declarou.

O Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), que facilita o acesso a cuidados médicos em diferentes regiões para os pacientes de Alagoas, também esteve presente na iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *