Em apenas 4 meses, Maceió registra mais de 30% do número de acidentes de trânsito ocorridos em 2023

 

Em apenas quatro meses, Maceió registrou um total de 1.748 vítimas de acidentes de trânsito, conforme apontam dados divulgados pelo Hospital Geral do Estado (HGE). Esse número equivale a mais de 30% do quantitativo de acidentes de trânsito registrados em 2023.

Segundo o levantamento, até abril deste ano, entre os tipos de acidentes mais comuns estão as colisões, com 752 casos, os acidentes de moto, com 675, de bicicleta, com 103, atropelamentos, com 153, e capotamentos, com 55.

Levando em consideração todo o ano de 2023, foram registrados um total de 5.435 casos de acidentes de trânsito na capital. Desse total, 2.493 foram referentes a colisões, 2.015 a acidentes de moto, 476 a atropelamentos, 301 a acidentes com ciclistas e 150 a capotamentos.

Já no ano anterior, foram notificados 5.398 atendimentos relativos a acidentes de trânsito, dos quais 2.409 foram colisões, 2.086 acidentes de moto, 505 atropelamentos, 267 acidentes com ciclistas e 131 capotamentos

Em Alagoas

Segundo o Anuário do Registro Nacional de Estatísticas de Sinistros de Trânsito (Renaest) de 2023 do estado, ano passado, foram registrados 3.572 sinistros, com mais de 6 mil veículos, 7.661 mil vítimas envolvidas e 618 óbitos. O número caiu 3,7% em relação a 2022.

O relatório mostra que a colisão traseira é o tipo de sinistro mais comum e que as principais causas dos acidentes são: desobediência às normas de trânsito, distração dos condutores e não manter a distância de segurança.

As cidades com maior incidência de acidentes durante 2023 foram os municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro, Penedo, Rio Largo, Maragogi, São Luís do Quitunde, Barra de São Miguel e São Sebastião.

Além disso, o documento aponta que as principais rodovias com acidentes estão localizadas na Região Metropolitana de Maceió, nas AL 101 Sul e Norte, na AL-105, e nas avenidas Durval de Góes Monteiro, Fernandes Lima e Menino Marcelo.

Responsabilidade Individual no trânsito

O diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, afirmou que a maior parte dos sinistros de trânsito está ligada à imprudência da sociedade e à certeza da impunidade.

“A população precisa entender que a grande responsabilidade que devem ter é com a própria vida e com a vida de pessoas inocentes. Só assim conseguiremos reduzir os sinistros e os óbitos nas vias e rodovias de Alagoas”, enfatiza Marcos.

O diretor reforça que a campanha Maio Amarelo deste ano vem, mais uma vez, chamar a atenção da sociedade sobre o alto índice de mortes e de feridos no trânsito.

Marcos informou que as estratégias para combater os acidentes de trânsito não são pontuais. “Elas consistem em um trabalho perene e de muita persistência”. No entanto, ele esclarece que, durante este mês de maio, as ações de conscientização serão reforçadas.

Entre as atividades, estão Blitze Educativas, arenas interativas com jogos para crianças, jovens e adultos, que serão montadas na orla da Ponta Verde e no Maceió Shopping.

Serão implantados também laços amarelos em Maceió e em municípios do interior. O diretor explica também que prédios públicos serão iluminados de amarelo para lembrar à população da importância dos cuidados no trânsito.

“O Detran Alagoas tem feito, de forma contínua e permanente, ações de Educação para o Trânsito voltadas para conscientizar, principalmente, as crianças e jovens que serão os nossos futuros condutores”, pontua o diretor.

Por fim, Marcos afirma que outra ação de atuação constante são as operações da Lei Seca, que serão intensificadas e distribuídas por todo o estado, para garantir a segurança nas vias de Alagoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *