Lula concede Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul a Emmanuel Macron

Durante uma reunião oficial no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu ao presidente francês, Emmanuel Macron, a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira destinada a cidadãos estrangeiros.

A visita de Macron ao Palácio do Planalto aconteceu após uma série de compromissos, incluindo discussões sobre questões amazônicas em Belém e a inauguração de um submarino franco-brasileiro no Rio de Janeiro. Além disso, o presidente francês participou de eventos com empresários em São Paulo e teve um jantar com figuras públicas.

Ao chegar à Praça dos Três Poderes, Macron foi recebido ao som da “Chegada dos Candangos”, terceiro movimento da “Brasília: Sinfonia da Alvorada”, uma composição de Tom Jobim com letra de Vinícius de Moraes. A música foi executada pela Orquestra Maré do Amanhã e pelo coro Madrigal de Brasília. O presidente francês também foi presenteado com outras apresentações musicais durante sua chegada.

Macron chegou à Esplanada dos Ministérios em um carro oficial, escoltado pelos Dragões da Independência, do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, responsáveis por proteger as instalações da Presidência da República.

Durante sua visita, Macron teve a oportunidade de conhecer alguns pontos importantes do local, como a escultura “Os Candangos”, que homenageia os construtores de Brasília. Após a revista da tropa, ele subiu a rampa do Palácio do Planalto, onde foi recebido por Lula, a primeira-dama Rosângela Silva, conhecida como Janja, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. O encontro seguiu o protocolo estabelecido para visitas de chefes de Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *