Campanha do MPT alerta sobre os perigos do trabalho infantil durante o Carnaval

Por Alessandra Conceição

Enquanto o Carnaval encanta com seus confetes e serpentinas, há uma face sombria que muitos não veem: o trabalho infantil. Durante essa festa, atividades como a exploração sexual, trabalho nas ruas e a venda de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes se tornam mais comuns, expondo-os a riscos como violência, drogas e tráfico de pessoas.

Diante dessa realidade preocupante, o Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Justiça do Trabalho (JT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), lança uma campanha nacional de conscientização durante o Carnaval. A iniciativa, em conjunto com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), o Fetipat/AL e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), tem como mote “Trabalho infantil não desfila no Carnaval”.

Essa campanha visa informar, conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre os direitos das crianças e adolescentes e os males do trabalho precoce. Sob o slogan “Trabalho infantil não desfila no Carnaval”, a iniciativa destaca a diversidade cultural da festa, enfatizando os ritmos musicais regionais do Brasil.

Para Luísa Carvalho Rodrigues, coordenadora nacional do MPT, o aumento recente no número de crianças em situação de trabalho infantil é um retrocesso grave que exige ações urgentes de prevenção e combate. O ministro Evandro Valadão, coordenador nacional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, também ressalta a necessidade de esforços conjuntos da sociedade para erradicar essa prática.

Vinícius Pinheiro, diretor da OIT para o Brasil, destaca a importância de garantir que o Carnaval, apesar de ser uma oportunidade de geração de emprego e renda, não se torne palco para violações de direitos humanos e trabalhistas, como o trabalho infantil.

É fundamental compreender que o trabalho infantil é uma grave violação dos direitos humanos, privando crianças e adolescentes de uma infância e adolescência plenas. Proteger a infância é dever de todos. Se você presenciar casos de trabalho infantil, denuncie! Disque 100 ou acesse www.mpt.mp.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *