Manifestantes fazem ato em Maceió a favor da democracia

Manifestantes foram às ruas em Maceió nesta quinta-feira (11) em um ato a favor da democracia e contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). A concentração foi na Praça do Centenário, no Farol, de onde o grupo saiu em caminhada pelas ruas do centro da cidade.

Durante a caminhada pela Avenida Moreira e Silva, por volta das 10h, as pessoas ocuparam apenas a faixa azul, destinada ao transporte coletivo, deixando as outras pistas livres para o trânsito. Ao final do ato, os manifestantes devem se concentrar em frente à sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AL), na praça Monte Pio, onde será lida uma carta-manifesto.

“A carta que foi lançada pela Faculdade de Direito da USP e que tomou conta do Brasil. Tem mais de 800 mil assinaturas, das entidades patronais, das entidades estudantis, das entidades trabalhistas, dos movimentos sociais, dos intelectuais, das pessoas que compreendem que ditadura é retrocesso, é miséria, é fome e é dor”, disse Sandra Lúcia dos Santos Lira, vice-presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal)

Com faixas e cartazes, grupos ligados a movimentos sociais, estudantis e agrários, além de estudantes, gritavam palavras de ordem.

“Dia 11 de agosto é o dia do Estudante, mas a gente está na rua porque a gente não tem muito o que comemorar devido aos diversos ataques que a educação vem sofrendo nos últimos anos, principalmente a educação pública federal, com cortes de gastos, com contigenciamento. Hoje a gente está na rua para fazer a luta contra esses cortes posto pelo Governo Federal e ao ataque à democracia de modo geral”, disse o estudante Luís Fernando, do Movimento Estudantil.

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), em greve há um mês, participou dos protestos reforçando a pauta junto ao município.

*G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *