Alagoas tem 14 trechos de praias considerados impróprios para banho, aponta relatório
O relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente divulgado nesta sexta-feira (8), mostra que Alagoas tem 14 trechos de praias considerados impróprios para banho. Os pontos em que as condições não favorecem a entrada ao mar ficam localizados em Maceió e em cidades do litoral Norte e Sul.
De acordo com o documento produzido pelo Laboratório de Estudos Ambientais, os trechos impróprios em Maceió estão localizados nas Praias do Pontal da Barra, Avenida – no trecho da Avenida Assis Chateaubriand, nas interseções com às ruas Dias Cabral e Barão de Anadia -, Jatiúca, Cruz das Almas e Jacarecica.
Já no litoral Sul, o único ponto impróprio é no Rio Niquin, no município da Barra de São Miguel. No litoral Norte, todos os trechos estão localizados em Maragogi.
Conforme a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente CONAMA Nº 274/2000, as praias são consideradas próprias quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras obtidas em uma das cinco semanas anteriores, colhidas no mesmo local, não exceder um limite de 800 NMP (número mais provável) de Escherichia coli por 100 mL da amostra de água. As praias são consideradas IMPRÓPRIAS, quando não obedecer ao critério anterior ou quando venha apresentar na última semana um valor superior a 2.000 Escherichia coli por 100 mL.
O documento alerta que, em casos de chuvas fortes, os trechos de praias próximos a galerias de águas pluviais e fozes de rios devem ser evitados.