Operação Idoso Protegido investiga 34 casos de maus-tratos contra idosos em Alagoas

Uma operação da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL) está investigando 34 denúncias de maus-tratos contra idosos na região metropolitana de Maceió feitas através do Disque Denúncia. A operação “Idoso Protegido” apura casos de violência física, patrimonial ou até psicológica, e negligência ou de abandono.

A ação acontece no mês de Concientização da Violência Contra a Pessoa Idosa e de acordo com a SSP/AL, somente em 2022, 130 denúncias já foram registradas através do disque denúncia. Em um dos locais investigados pela polícia, as condições eram precárias. Havia muito lixo acumulado e muita falta de higiene (assista ao vídeo acima).

“A ação vai atuar no eixo policial e social, dando uma pronta resposta a esse grupo vulnerável que necessita do apoio da segurança pública.”, explica o Tenente Alex Acioli, da Chefia de Polícia Comunitária da SSP.

Segundo a SSP/AL a ação é desenvolvido com o apoio da Polícia Militar, através das Bases Comunitárias, e das secretarias estaduais de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Núcleo de Atendimento à Pessoa Idosa (NAPI) e da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A operação contou com participação de equipes da Polícia Civil, por meio do 6º Distrito Policial, da Oplit e do Grupo Especial de Apoio Investigativo (Geai).

Para denunciar casos semelhantes basta ligar para disque denúncia no telefone 181. A ligação é gratuita e não precisa ser identificada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *