Tempestade de meteoros acontece na madrugada desta terça (31)

FOTO: Jeff Dai/Arizona State Univers

Uma tempestade de meteoros, que pode ser uma das maiores vistas desde o século 19, está prevista para a madrugada desta terça-feira (31). No Brasil, as regiões Norte e Centro-Oeste são os locais com maior facilidade de observação do fenômeno.

Uma tempestade de meteoros é uma chuva de corpos celestes com algumas peculiaridades. Segundo a Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros), essas tempestades ocorrem quando há uma fragmentação de um cometa ou asteroide. O evento resulta em várias partículas sendo ejetadas, formando nuvens densas desses materiais no espaço.

Lauriston Trindade, que faz parte da Bramon desde 2015 e possui uma estação de monitoramento de meteoros em Maranguape, no Ceará, explica que essa tempestade envolve o fluxo de mais de 1.000 meteoros por hora. Já as as chuvas têm uma quantidade menor, com uma média de 100 meteoros por hora. “A terminologia tempestade de meteoro indica que vai ser um evento muito intenso. A expectativa é que existam milhares de meteoros por hora”, completa.

Segundo Trindade, a intensidade do evento deve ser tão alta que a última vez que ocorreu algo desse nível foi em novembro de 1833, há quase dois séculos. No caso dessa tempestade que ocorre nesta madrugada –chamada de Tau Herculídeas–, o objeto que se fragmentou foi o cometa 73P/Schwassmann-Wachmann.

Trindade conta que o cometa foi descoberto em 1930 e era considerado desinteressante por ser muito pequeno. Mas o cenário mudou em 1995. Naquele ano, astrônomos estavam acompanhando o cometa e viram algo diferente. “Eles perceberam que o núcleo dele havia se quebrado e ele se fragmentou em quatro blocos. Isso fez com que muito material fosse lançado no espaço”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *