Novo governador de Alagoas anuncia ‘primeiro escalão ocupado, em sua maioria, por mulheres’

Logo após a sessão extraordinária na Assembleia Legislativa (ALE) que elegeu o novo governador de Alagoas, neste domingo (15), Paulo Dantas (MDB) tomou posse no cargo, em um ato comandado pelo presidente da Mesa Diretora, o deputado Marcelo Victor (MDB).

Em seu discurso de posse, o novo governador lembrou sua trajetória, fez agradecimentos e anunciou o primeiro ato de governo: nomear mulheres para a maioria dos cargos de primeiro escalão, ou seja, nas secretarias estaduais mais importantes. Nenhum nome, porém, foi anunciado durante o discurso.

“A melhor forma de reconhecer de verdade o valor das mulheres alagoanas é trabalhar para mudar essa estrutura machista secular que existe em nosso estado. Por isso, eu vou anunciar aqui o primeiro ato de meu governo: pela primeira vez na história de Alagoas e na história do Brasil, o primeiro escalão do governo será ocupado, em sua maioria, por mulheres”, afirmou Dantas.

Para o novo governador, a participação majoritária das mulheres em postos com poder de decisão sobre as políticas públicas é um “passo decisivo para avançarmos na efetivação da equidade de gênero. Porque, para mim, lugar de mulher é na liderança, lugar de mulher é na política, lugar de mulher é onde ela quiser”.

Dantas teve 21 votos e foi eleito por maioria absoluta, em primeira votação, alcançando mais da metade dos votos dos membros do Legislativo Estadual (27 parlamentares). Ele e o vice-governador, José Wanderley Neto, vão exercer um mandato-tampão, válido somente pelo período que falta para concluir o mandato dos antecessores, Renan Filho (MDB) e Luciano Barbosa (MDB), que renunciaram aos cargos de governador e vice, respectivamente.

A sessão extraordinária na ALE contou com 25 deputados e duas ausências. Outras três chapas receberam um voto cada uma e um dos parlamentares presentes votou em branco. Os adversários na eleição indireta também foram citados no discurso de posse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *