Grávidas sem comorbidades são vacinadas contra Covid em AL

Um dia após o Ministério da Saúde (MS) determinar que grávidas sem comorbidades não sejam vacinadas contra a Covid, mulheres que integram esse grupo foram imunizadas em Alagoas na manhã desta quarta-feira (12). Questionada pelo G1, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que suspendeu à tarde a vacinação de gestantes e puérperas com ou sem comorbidade.

A vacinação de gestantes e puérperas vinha acontecendo em Maceió e Arapiraca sob competência do governo do estado, mediante agendamento junto à Sesau. Com 38 semanas de gestação e sem comorbidades, Carla Jaqueline, 33, conseguiu ser imunizada (veja no vídeo acima).

“Eu li a recomendação para a suspensão da AstraZeneca e que a orientação era pra tomar a Pfizer ou CoronaVac. Aqui só está aplicando a Pfizer, então eu marquei e tomei a minha dose no Hospital da Mulher”, disse Carla.

A gestante diz que além dela, outras grávidas que estavam no Hospital da Mulher também foram vacinadas. “Eu cheguei às 10h05 e peguei a ficha 26. Antes de mim, várias grávidas sem comorbidades e mais novas que eu também foram vacinadas”, disse.

A decisão do Ministério da Saúde para suspender a aplicação de qualquer imunizante em grávidas sem comorbidade foi tomada na terça (11) até que sejam concluídas as análises de um caso raro de morte de uma gestante de 35 anos por causa de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) que pode ter ligação com o uso da vacina AstraZeneca.

Por meio de nota, a Sesau informou que “já acatou a recomendação do Ministério da Saúde (MS) e suspendeu, temporariamente, a vacinação de gestantes e puérperas com ou sem comorbidades com o imunizante da Pfizer/Biontech, devido à pouca disponibilidade de doses e ao curto prazo para utilização das mesmas vacinas”.

Com a decisão, a Secretaria vai concluir a imunização apenas das gestantes com comorbidades que já tinham feito o agendamento, mas não será possível realizar novos agendamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *