124 mil crianças e adolescentes ficam sem ir à escola no primeiro ano da pandemia em Alagoas
Quando o tema é educação, crianças e adolescentes são os mais prejudicados na pandemia em Alagoas. Uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgada nesta quinta-feira (29), apontou que 124 mil jovens com idades entre 6 e 17 anos deixaram de ir à escola em 2020.
O estudo, realizado em parceria com o Cenpec Educação, mostrou dados de 2019, período pré-pandemia, e de 2020 com as escolas já fechadas.
No ano de 2019, Alagoas já apresentava percentuais de exclusão acima da média nacional (2,7%). Sendo o estado do Nordeste com a maior taxa de exclusão escolar de crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos (4,3%), seguido de Paraíba (3,4%) e de Sergipe (3%).
Com o fechamento das escolas durante a pandemia, em 2020, 17,7% das crianças e adolescentes alagoanos de 6 a 17 anos ficaram sem acesso às aulas, o que corresponde a 124.106 estudantes dessa faixa etária.
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Percentual de crianças e adolescentes que não frequentam a escola em 2020 — Foto: Unicef
Além de Alagoas, outros estados brasileiros também registram percentuais acima da média. Como é o caso de quatro estados do Norte do Brasil: Roraima, Amapá, Pará e Amazonas, com percentuais superiores a 30%. No Nordeste, o Rio Grande do Norte, a Bahia e Sergipe apresentam percentuais acima de 20%.
No Brasil, a estimativa é que 5,2 milhões de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos estavam fora da escola ou sem atividades escolares no fim do ano passado. O número representa 13,9% do total da população com estas idades.
“Os números são alarmantes e trazem um alerta urgente. O País corre o risco de regredir duas décadas no acesso de meninas e meninos à educação, voltado aos números dos anos 2000. É essencial agir agora para reverter a exclusão, indo atrás de cada criança e cada adolescente que está com seu direito à educação negado, e tomando todas as medidas para que possam estar na escola, aprendendo”, alerta Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.