Mulheres serão maioria na eleição municipal de novembro em Palmeira dos Índios

Estadão Alagoas

De acordo com Tribunal Eleitoral Regional (TRE), as mulheres serão maioria para decidir quem vai ser o novo prefeito e os representantes do Legislativo da cidade de Palmeira dos Índios na eleição de novembro próximo, que, por conta da pandemia de Covid-19, foi transferida de outubro para novembro.

Segundo o órgão, a cidade possui 50.805 eleitores, sendo que 27.665 do gênero feminino e 23.140 homens aptos a votar.

Para esse ano, novidade no pleito também fica por conta da reforma eleitoral de 2019 que veda aos vereadores concorrer a uma vaga na Câmara Municipal por coligação. Os votos de legenda, para eleições proporcionais, passam a ser contabilizados para os partidos.

Também em virtude da pandemia, esse ano não haverá leitura biométrica para os eleitores, por recomendação sanitária.

De acordo com André Parísio, juiz titular da 10 Zona, a Justiça Eleitoral segue vigilante no papel de coibir qualquer tentativa de burlar a democracia. “Portanto, coibirá qualquer tipo de abuso que possa violar o princípio da igualdade de oportunidade entre os candidatos. Trabalhamos para que o voto seja consciente e que a vontade soberana do povo seja respeitada”, destacou o magistrado, em entrevista ao Estadão Alagoas.

Ainda segundo André Parísio, a pandemia de coronavírus também modificou aspectos da eleição como a permissão, por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para que as convenções fossem realizadas também de forma virtual. Porém, a data da posse para os eleitos continua 1º de janeiro de 2021. “São adequações que foram feitas para que pudéssemos ajustar as eleições às necessidades do novo momento que vivemos por conta da pandemia”, explicou o magistrado.

Confira os novos prazos para eleições 2020

A partir de 11 de agosto: TVs e rádios não podem transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos;

31 de agosto a 16 de setembro: realização de convenções partidárias e definição de coligações;

26 de setembro: data limite para registro das candidaturas;
a partir de 26 de setembro: convocação da Justiça Eleitoral para que partidos e emissoras de rádio e TV a elaborarem plano de mídia e início da propaganda eleitoral, também na internet;

até 27 de outubro: partidos, coligações e candidatos devem divulgar relatório sobre transferências do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral), recursos em dinheiro, estimáveis em dinheiro recebidos e gastos realizados;

15 de novembro: primeiro turno da eleição
Prestações de contas – Resolução do calendário eleitoral estabelece que as prestações de contas de candidatos e partidos em relação ao primeiro e segundo turnos das eleições deverão ser enviadas à Justiça Eleitoral (JE) até 15 de dezembro.

A Justiça Eleitoral tem que publicar as decisões dos julgamentos das contas dos candidatos eleitos até o dia 12 de fevereiro de 2021.

Mais uma mudança realizada no calendário ficou por conta da data de divulgação, via internet, da prestação de contas parcial de candidatos e partidos.

Ela deverá acontecer em 27 de outubro, em site eletrônico criado pela Justiça Eleitoral somente para essa finalidade.

Essa prestação deverá trazer o registro da movimentação financeira e estimada em dinheiro feita desde o começo da campanha até 20 de outubro.

Pré-candidatos – Palmeira dos Índios tem pré-candidatos a prefeito para a eleição de 2020: são eles, Júlio Cezar, que concorre à reeleição; a juíza de Direito aposentada, Sônia Beltrão; e a enfermeira e professora universitária, Mosabelle Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *