Fábrica de Beneficiamento de Frutas recebe recursos para compra de equipamentos

Os recursos para conclusão da Fábrica de Beneficiamento de Frutas localizada em Igaci, foram liberados por meio de ação parlamentar do ex-deputado federal Givaldo Carimbão através da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional , o montante para aquisição de equipamentos no valor de R$ 2.268.222,71.. Todos os recursos da construção civil foram liberados, e a fábrica entra em fase final de construção. A fábrica de beneficiamento está dentro da Rota Nacional de Integração, em Alagoas, Rota da Fruticultura, e faz parte do programa Nacional de Desenvolvimento da Fruticultura do Ministério da Agricultura apoiado pela Secretaria Nacional de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Também tem apoio do Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Agricultura e Emater, além da parceria com os municípios envolvidos, Sebrae, Senar e do trabalho de apoio da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios.

A unidade de beneficiamento vai instituir uma nova rota comercial em Alagoas, a Rota da Fruticultura, onde polpas, geleias, sucos e demais produtos serão criados, por meio da nova fábrica. “Vai trazer emprego e renda para toda a região. Isso é de fundamental importância para o comércio regional”, destacou o prefeito Oliveiro Torres.

Os 4.025 produtores beneficiados estão alocados em 266 associações de produtores de frutas na região. Já foram treinados pela Anater nacional, 7o técnicos que atuarão em apoio a fruticultura na região

A unidade trabalhará, inicialmente, com o beneficiamento de 11 frutas, levando em consideração a fruticultura da região como abacaxi, pinha, caju, banana, graviola, entre outras. Entre os produtos estão geleia, doces, polpa e suco de frutas concentrado, além de frutas desidratadas.

A cidade do Igaci está no meio do estado de Alagoas, cortado por uma AL, ferrovia à 20 km da BR 316, e a 50 km da BR 111, e no raio de distância de menos de 500 km das capitais de Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, além de várias cidades nesses estados que consomem muitas frutas e derivados semi processados, processados e/ou agroindustrializados. Vários cursos técnicos em agricultura e agronomia existem nesse eixo.

Outro ponto positivo, é que barragem do Bálsamo que faz parte da rota, tem uma área irrigada de 700 hectare de terra; a barragem da bananeira, que também já vem trabalhando o plantio de frutas e todo o Canal do Sertão.

A Unidade de Beneficiamento da Rota da Fruticultura Alagoana vai atender 4.025 famílias produtoras de frutas, em 47 municípios alagoanos nos vales do Rio Paraíba, Rio Mundaú, Rio São Miguel, São Francisco e canal do Sertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *