Valorização à vida faz parte da programação do Setembro Amarelo em Minador do Negrão
As Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde realizaram durante todo o mês de Setembro, conscientização e palestras nas escolas das redes municipal e estadual, em prevenção ao suicídio, no município de Minador do Negrão.
A atividade faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo promovida pela prefeitura. Por meio das secretarias, e em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), Minador do Negrão programou atividades que debatem políticas a respeito do tema, e que evidenciam a importância de cuidar da saúde emocional. Além das escolas, as ações foram realizadas em diferentes pontos da cidade, incluindo as Unidades Básicas e Academia de Saúde.
“Agradecemos a parceria das secretarias de Assistência Social, que tem como secretário, Gileno Calixto, que fez pregações belíssimas na companhia do nosso amigo Beraldinho. A Equipe da Educação, por todo planejamento, nas pessoas da Marília Cardoso, Luciana, Mirele e a psicóloga Ana Luísa, que também proferiu palestra. Agradecer a equipe da Saúde, e em especial, aos enfermeiros, Paula, Rebeca, Fabiana, Diele e Luciano. E dizer que viver é a melhor opção sempre”, ressaltou Louisianna Barros, secretária de saúde.
Setembro Amarelo
Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo. O assunto que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de informação.
Desde 2015, o movimento Setembro Amarelo é realizado em todo o mundo e chama a atenção da população que existem formas corretas, preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de evitar que uma pessoa se mate.
Não é preciso estar ligado ao CVV ou a outra instituição para se mobilizar. Empresas podem fazer ações internas, distribuir materiais informativos disponíveis no site www.setembroamarelo.org.br e promover palestras. Órgãos públicos podem iluminar de amarelo fachadas de prédios, promover atividades, falar sobre prevenção nas unidades de saúde e escolas. E cada pessoa pode se mobilizar usando uma fita amarela ou vestindo amarelo, levantando o tema em seus grupos e buscando informações confiáveis sobre o assunto.
O movimento visa sensibilizar e conscientizar a população sobre a questão do suicídio.