Corpo do vereador Silvânio Barbosa é sepultado em Maceió
O corpo do vereador Silvânio Barbosa (MDB), assassinado aos 45 anos dentro do seu apartamento, foi sepultado na noite deste deste domingo (9) no Memorial Parque Maceió, no Benedito Bentes, após cortejo pelas ruas do bairro no caminhão do Corpo de Bombeiros. Um homem foi preso no interior da Paraíba e confessou que o matou a facadas para roubá-lo.
“É um momento de dor, a família agredece a solidariedade da população. Ele sempre disse que, quando morresse, queria ser enterrado próximo da comunidade”, falou emocionado Alexandre Barros, amigo da família.
O filho adotivo de Silvânio Barbosa estava bastante abalado, e falou rapidamente ao G1: “Espero que a Justiça seja feita”, disse Brivaldo Marques, que é prefeito comunitário do bairro.
O cortejo começou no final da tarde. Durante o dia todo, centenas de pessoas compareceram ao velório na quadra do Colégio Fantástico, no Benedito Bentes, onde Silvânio Barbosa morava e também onde tinha a maior parte do seu eleitorado.
“Ele era um grande amigo meu. Nossa amizade era rara. Dizem que na política as pessoas não têm amigos, mas ele era meu amigo. Se tivesse me ouvido mais, mas ele era teimoso, se achava um herói. Aconteceu essa fatalidade, mas nunca esqueceremos dele”, disse a vereadora Silvania Barbosa (PRB).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/b/p/kHTdqdQZOuAz5uX1ZJIg/whatsapp-image-2018-09-09-at-18.00.56.jpeg?resize=640%2C481&ssl=1)
Centenas de pessoas acompanharam cortejo e sepultamento do corpo do vereador Silvânio Barbosa, assassinado a facadas aos 45 anos (Foto: Derek Gustavo/G1)
O crime chocou a capital de Alagoas e também repercutiu no meio político. O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e os senadores Renan Calheiros (MDB) e Fernando Collor (PTC) também compareceram ao velório.
“Infelizmente, perdemos um grande amigo, uma pessoa humana incrível, que sempre ajudou, sobretudo, aqueles que precisavam mais”, disse Renan Filho.
“Ele vai, e deixa saudades no Benedito Bentes. Não sei em quem vou me mirar, me espelhar para me inspirar a trabalhar. Ele deixou sua história, terá meu respeito, meu carinho, meu apreço. Peço perdão se fiz algo que machucou alguém da família, mas tenham a certeza que aqui vai um guerreiro, um lutador, um político honesto”, lamentou o vereador Siderlane Mendonça (PEN).
A Câmara de Vereadores e a prefeitura de Maceió decretaram luto oficial de três dias.
A prisão do suspeito, Henrique Matheus da Silva Sousa, aconteceu no município de Pombal, no Sertão paraibano. Ele disse à polícia que tinha iniciado um relacionamento há 15 dias com o vereador e que o matou com 50 facadas. Contudo, somente o resultado da necrópsia poderá confirmar o número exato de facadas.
No momento da prisão, ele estava no carro que roubou do vereador, com cerca de R$ 10 mil em dinheiro, roupas da vítima sujas de sangue, oito relógios e dois celulares.
Os objetos e o suspeito foram trazidos para Maceió nesta tarde. Em entrevista ao G1, o delegado Fábio Costa, que investiga o crime, disse que o caso está “totalmente esclarecido”.
Silvânio Barbosa dos Santos nasceu em 31 de dezembro de 1972, em Anadia. Formado em história e professor do ensino fundamental e médio, ele ficou conhecido como líder comunitário no Benedito Bentes, onde atuava desde 1997. Foi eleito para o primeiro mandato na Câmara em 2012, com mais de 10 mil votos. Em 2016, foi reeleito.