Estudantes são transportados em carros ‘pau de arara’ em Carneiros

Os alunos da rede municipal de ensino de Carneiros, no Sertão de Alagoas, que dependem do transporte escolar ainda enfrentam diversos problemas para ir e voltar da escola. Alguns deles chegam a ser transportados em carros “pau de arara”.
Os veículos usados para essa finalidade comprometem a segurança dos estudantes, com pneus carecas e muitas vezes trafegam superlotados.
A situação do transporte escolar na cidade não é novidade. No dia 13 de agosto deste ano, a Justiça divulgou a determinação à Prefeitura da cidade para que ela providencie transportes seguros para os estudantes, que estavam sendo transportados em “pau de arara”superlotado e sem cinto de segurança.
Essa decisão foi assinada pelo juiz Thiago Augusto Lopes de Morais, da Comarca de São José da Tapera depois que o Ministério Público de Alagoas (MP-AL) denunciou as irregularidades nos veículos, além de ressaltar que os condutores não possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
“Eu flaguei estudantes sendo transportados em um veículo D-20, conhecido popularmente como ‘pau de arara’, no qual estava lotado, sem nenhum tipo de segurança. Para minha surpresa, ao solicitar o documento de porte obrigatório ao motorista, o mesmo disse quew não estava com o dcumento em mãos. Solicitei também a carteira de habilitação [CNH] e ele disse que sequer era habilitado para dirigir um veículo”, disse o Promotor de Justiça, Fábio Bastos Nunes.
A reportagem flagrou um carro de passeio com cinco crianças, sem cadeirinhas e com pneus carecas, usado para fazer o transporte de alunos do município.
A Prefeitura de Carneiros não se pronunciou sobre o caso.
Fonte: G1