Hamilton sobra e lidera a segunda sessão de treinos livres para o GP dos EUA
O segundo treino livre para o GP dos EUA, na tarde desta sexta-feira. Sobrando, Lewis Hamilton repetiu a dose da primeira atividade do dia e liderou a segunda sessão de livres, com a marca de 1m34s668 – a melhor do fim de semana, impondo uma vantagem de 0s397 para o segundo colocado, o holandês Max Verstappen. Com 1m35s192, Sebastian Vettel – que deu apenas 11 voltas – garantiu um lugar no top3. Felipe Massa, que parece ter um carro melhor do que nas últimas etapas, anotou o oitavo melhor tempo.
A sessão transcorreu sem acidentes. As poucas escapadas protagonizadas por Sebastian Vettel e Romain Grosjean não tiveram danos maiores. Contudo, o piloto da Ferrari foi quem menos andou no treino, com apenas 11 voltas.
Um detalhe que chamou a atenção foi o som esquisito durante um período de câmera onboard de carona na Force India de Esteban Ocon. O som mais agudo que de costume gerou questionamentos na web. Abelhão? Kart de competição? Não. Era só um teste com um novo microfone feito de cerâmica – resistente às altas temperaturas – instalado no escapamento do carro.
Hamilton utilizou a atividade não somente para voar baixo, mas para estrear uma pintura especial para a corrida americana, com muito mais vermelho que o design original de 2018 (criado pelo designer brasileiro Raí Caldato).
O segundo treino também marcou o retorno de Kvyat ao comando da STR. O piloto ainda não tem a situação definida, e pelo que o consultor da RBR – e gerente do programa de jovens pilotos -, Helmut Marko, afirmou, parece que o futuro do russo está condicionado ao desempenho nesta prova.
SkySports: Kvyat tem o futuro definido na F1
Helmut Marko: Vamos ver após esta corrida…
AS CHANCES DE HAMILTON DE SER CAMPEÃO NESTE FIM DE SEMANA:
Dependendo de uma específica combinação de resultados, o piloto da Mercedes pode deixar os EUA campeão da F1 em 2017. São elas:
1) Em caso de vitória do piloto da Mercedes, Vettel não pode chegar em uma posição melhor que um sexto lugar.
2) Se Hamilton chegar em segundo, Vettel não pode chegar em uma posição melhor que o nono lugar. Nesse cenário, o título só vai par o britânico caso o vencedor não seja Bottas.
Se chegar em terceiro, Hamilton não conquista o campeonato de forma antecipada.