Maceió é a segunda capital mais violenta para adolescentes no país, diz pesquisa

Maceió é a segunda capital mais violenta do país para jovens entre 12 e 18 anos, segundo apontou o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
De acordo com a pesquisa, mais de 300 municípios com mais de 100 mil habitantes foram analisados no Brasil em 2014. Em Alagoas, apenas a capital e Arapiraca entraram no levantamento.
Para cada mil pessoas nessa faixa etária, 9,37 correm o risco de serem assassinadas antes do 19º aniversário em Maceió. Em Arapiraca, esse número é de 3,71.
Apesar da posição no ranking, se comparado ao ano de 2013, tanto a capital como Arapiraca apresentaram redução no índice, quando apresentavam 9,55 e 7,53, respectivamente.
Em relação aos estados do país, Alagoas também ficou com a segunda posição, com o IHA de 8,18, atrás apenas do Ceará, com 8,71.
O cálculo dos riscos relativos atesta a influência de sexo, cor, idade e meio utilizado no homicídio na probabilidade de um adolescente ser vítima de violência letal.
O IHA é o resultado de uma parceria entre o UNICEF, o Ministério dos Direitos Humanos (MDH), o Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-Uerj).
Fonte G1